Especialidade

Distúrbio de Movimento

O que é Distúrbio de Movimento?

Discinesia ou “distúrbio de movimento” é um grupo de problemas neurológicos caracterizados por movimentos involuntários, que podem ocorrer de forma contínua ou esporádica. O movimento inconsciente pode afetar os braços, pernas, cabeça e até mesmo o tronco. Eles podem causar diferentes graus de deficiência e afetar seriamente a qualidade de vida de uma pessoa.

Principais doenças que alteram os movimentos

Doença de Parkinson

Tremor essencial

Distonia

Tremor Distônico

Tratamento

Existem muitos tratamentos para distúrbios do movimento. Alguns são curáveis, outros, como os genéticos e neurodegenerativos, podem ser controlados ou ter seus sintomas minimizados. A estratégia de tratamento é sempre personalizada, levando em consideração a condição e as características de cada paciente.

Perguntas Frequentes

Dentre os principais distúrbios de movimento, nós podemos encontrar:

 

  • Doença de Parkinson
  • Tremor essencial e outros tremores
  • Distonia
  • Tiques e Síndrome de Tourette

 

Os distúrbios podem ser causados por alterações genéticas ou mesmo adquiridas (ambientais), como o uso de certos medicamentos, lesões relacionadas a traumatismo craniano, acidente vascular cerebral, tumores e hidrocefalia (acúmulo anormal de fluido no cérebro, causando aumento da pressão intracraniana.)

Ao sentir qualquer dos sintomas com frequência, já vale a pena se consultar com um especialista. Principalmente, se está causando transtornos no seu dia a dia.

Não adie mais seu tratamento! Agende uma consulta.